Notícias

02 de Setembro de 2024

Arpen/SP participa da quinta edição do Pop Rua Jud Sampa, em Itaquera

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) participou, entre os dias 27 e 29 de agosto, da quinta edição do Pop Rua Jud Sampa. Este ano, o mutirão foi realizado no Poupatempo Itaquera, na zona leste de São Paulo.

A ação, promovida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), visa oferecer à população em situação de rua e em vulnerabilidade social o acesso a serviços públicos, assistência social, saúde e Justiça, por meio da atuação conjunta de instituições dos poderes públicos e organizações não governamentais.

A juíza federal Marisa Cucio, coordenadora do mutirão Pop Rua Jud Sampa e representante do TRF-3, destacou o trabalho da Arpen/SP na ação. “O papel da Arpen/SP para nós é imprescindível. Muitas vezes, a pessoa chega ao Estado de São Paulo sem o RG, e, para tirar outro RG e sair da situação de invisibilidade, ela precisa da certidão de nascimento. Em muitos casos, a Arpen/SP faz isso buscando o documento em outro estado. Por isso, agradeço a participação e parceria da Associação com o Poder Judiciário, que acontece desde o primeiro Pop Rua Jud Sampa”, afirmou.

Durante o mutirão, a Arpen/SP foi responsável pela entrega de certidões de nascimento, permitindo que as pessoas pudessem obter RG, título de eleitor e outros serviços oferecidos.

Leonardo Munari de Lima, vice-presidente da Arpen/SP, participou dos atendimentos no Pop Rua Jud Sampa e destacou a importância do Registro Civil em mais uma campanha social. “A Arpen/SP participa novamente de uma campanha para ajudar a população carente e vulnerável. Diferente do Registre-se!, aqui muitos outros serviços foram ofertados, como corte de cabelo, doações, CPF, título de eleitor, entre outros. É importante que o Registro Civil, há muito tempo, participe de eventos como este, sempre fazendo um bom trabalho, com os colegas registradores empenhados em emitir essas certidões. É sempre uma grande satisfação para o registrador civil estar em meio à população”, declarou.

Flavio Gumieri, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do 27º subdistrito - Tatuapé, também participou do Pop Rua Jud Sampa em Itaquera. “Acho muito importante o trabalho do registrador civil realizado nesta ação. Aqui, iniciamos o procedimento de cidadania para quem está precisando. Emitimos as certidões digitais para que os usuários possam retirar seus RGs. A Arpen/SP está de parabéns por participar deste quinto mutirão.”

O Pop Rua Jud Sampa cumpre a Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação Arpen/SP


Assine nossa newsletter