Notícias
Quem Ama Casa estreia em Registro-SP com casamentos e histórias emocionantes
Projeto da Arpen-SP percorre o estado para valorizar o casamento civil como um gesto de amor, cidadania e proteção jurídica
A cidade de Registro, no Vale do Ribeira, foi o ponto de partida para o Quem Ama Casa, projeto da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) que tem como missão valorizar e ressignificar o casamento civil, destacando sua importância como um direito de todos, com valor afetivo, social e jurídico.
“O casamento é um ato que solidifica. Quem ama, mostra isso para a sociedade e assume esse compromisso com proteção legal”, afirmou Karine Boselli, presidente da Arpen/SP, quereforçou que o projeto percorre o estado de São Paulo para valorizar grandes histórias de amor que se concretizam no cartório.
Para Leonardo Munari, vice-presidente da entidade, o casamento civil continua sendo o pilar da segurança jurídica para as famílias brasileiras. “É uma instituição mais que secular, que eleva a família e garante direitos. Nosso papel é estimular esse reconhecimento, com acolhimento e acesso, em todas as regiões do estado”, reforçou.
A estreia aconteceu com uma ação no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Registro/SP, reunindo autoridades, profissionais do Registro Civil e cinco casais que oficializaram suas uniões em cerimônias marcadas por emoção, afeto e pertencimento.
Assista ao vídeo oficial da ação em Registro-SP
Histórias que inspiram e transformam
O projeto se propõe a dar visibilidade a histórias reais que refletem a força do amor e o papel transformador do casamento civil. Um dos casais participantes da primeira ação foi Jéssica Machado e Marcelo Yoshio Myrayama , que decidiram se casar após sete anos de união.
“O casamento não muda quem somos, mas reconhece legalmente o que já construímos juntos. É uma forma de garantir nossos direitos e de mostrar o quanto essa relação é sólida”, destacou Marcelo.
Jéssica reforçou que o ato vai muito além da assinatura. “É simbólico e afetivo. Tudo que é meu agora é dele — inclusive o amor. Isso representa o que somos como casal.”
Já o casal Hibiane Barbosa da Silva e Fabiano Alcade se emocionou ao relembrar os desafios enfrentados juntos, especialmente durante uma gestação de alto risco. “Foi ali que a gente viu o quanto somos parceiros. Ele não me deixou em nenhum momento”, contou Hibiane.
“O casamento é o reconhecimento de uma história feita de escolhas, superações e afeto. Para nós, não era só um papel — era o próximo passo natural de quem quer construir tudo junto”, completou Fabiano.
As cerimônias contaram com a condução da juíza de casamentos Jéssica de Lara, que celebrou cada união respeitando as particularidades e os sonhos dos casais. “É muito além de um simples ato. Fazemos desse momento algo especial, com significado, porque sabemos que para muitos é único na vida.”
Próximas paradas
O Quem Ama Casa segue com ações itinerantes por todo o estado, a próxima parada será no Distrito de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, no dia 26 de abril, com nova rodada de celebrações e atendimentos.
“Vamos percorrer todo o estado. Ouvir as histórias que levam ao casamento. Contribuir para uma sociedade mais justa”, reforça Leonardo Munari.
A Arpen/SP convida todos os cartórios de registro civil do estado a apoiarem a campanha, participando ativamente das ações e divulgando a iniciativa em seus canais.
📲 Acompanhe nossas redes:
Instagram: @quemamacasaoficial
Facebook: Quem Ama Casa
TikTok: @quemamacasaoficial
Site: www.quemamacasa.com.br