Notícias

08 de Janeiro de 2010

TV Vanguarda destaca ação do Cartório Itinerante da Arpen-SP em São Luiz do Paraitinga (SP)

Clique aqui e veja a reportagem do Jornal da TV Vanguarda.

Leia a reportagem

São Luiz tenta recuperar os documentos e registros danificados pela enchente

Para tentar recuperar os registros, um cartório itinerante foi montado na cidade

Além da água ter levado muitos bens materiais em São Luiz do Paraitinga, como roupas, eletrodomésticos e alimentos, ela destruiu também documentos dos moradores e dos órgãos públicos.

No único cartório de registro civil da cidade, muita lama. A água invadiu todo o prédio e inundou certidões de casamento, nascimento e livros. "Olhando em um primeiro momento, imagino que uns 70% do acervo se perdeu", diz a chefe do cartório, Lara Lemucchi.

No tabelião de notas e protestos, mais sujeira. Centenas de papéis, pastas, prateleiras, tudo amontoado. Para tentar recuperar os documentos danificados um cartório itinerante foi montado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do estado de São Paulo. Nele, dois profissionais tentarão restaurar a identidade dos luizienses. "Nós conseguimos restaurar cerca de 90% do que restou. A água destruiu boa parte", diz Lemo Souza, restaurador.

Assine nossa newsletter