Notícias

22 de Janeiro de 2010

Sinoreg-SP faz doação aos cartórios atingidos pela enchente em São Luiz do Paraitinga

Entidade doou R$ 15 mil a cada um dos três cartórios atingidos e planeja novas iniciativas para auxiliar a reorganização do serviço extrajudicial na cidade.

A tragédia que se abateu sobre a cidade de São Luiz do Paraitinga no último dia 1° de janeiro, que inundou o centro histórico do município e danificou as instalações, acervos, móveis e equipamentos dos cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica e Tabelionato de Notas e Protesto prontamente mobilizou a Direção do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg-SP), que já encaminhou auxílio financeiro às respectivas cartorárias.

Na semana passada, o Sinoreg-SP depositou na conta das Oficialas Maria Rita Monteiro de Barros, Ana Paula de Souza e Lara Lemucchi Cruz a quantia de R$ 15 mil para que dêem início ao processo de reconstrução de suas serventias. "Fizemos um aporte financeiro inicial para as colegas de São Luiz de Paraitinga comprarem materiais e contratarem pessoal para limpeza e mudança, se necessária, da sede de suas serventias", explica o presidente do Sindicato, Cláudio Marçal Freire.

Por meio de sua gerência administrativa, coordenada por Clóvis Nascimento, o Sinoreg-SP já havia feito diversos contatos com as responsáveis pelos cartórios atingidos, colocando a entidade à disposição para o que fosse necessário, e que ao lado das demais associações, solicitaria o levantamento complemento da situação para reconstrução dos cartórios colaborando na aquisição dos móveis e equipamentos necessários e indispensáveis ao funcionamento das respectivas serventias.

Segundo o presidente da entidade, Cláudio Marçal Freire, "o Sinoreg-SP, independente das medidas que já foram adotadas, está estudando a possibilidade de fazer à doação mensal às mencionadas serventias, nos próximos três meses, das importâncias brutas médias que vinham auferindo nos últimos seis meses", indicou.

Para o presidente da entidade, a destruição causada pela inundação em São Luiz do Paraitinga motivou uma grande mobilização da categoria em prol dos cartórios atingidos. "Independentemente da condição associativa de cada um e da disposição pessoal dos colegas que puderam prestar diretamente a sua colaboração, o Sinoreg-SP decidiu colaborar imediatamente com os cartórios atingidos, entendendo que com essa atitude estaria representando a solidariedade da grande maioria dos notários e registradores do Estado, por ser a entidade que detêm mais de 1.040 filiados", explicou.

Assine nossa newsletter