Notícias

23 de Agosto de 2004

Arpen-Brasil apresenta projetos ao Unicef

Em uma visita de cortesia, diretores da Arpen Brasil estiveram reunidos, no último dia 11 de agosto, com a oficial de projetos do Unicef no país, Florence Bauer, em Brasília. Na ocasião, o presidente da Arpen, Jaime Araripe, acompanhado do vice-presidente da entidade, Nino Canani, e do vice-presidente da Arpen-São Paulo, José Emygdio de Carvalho Filho, apresentou alguns dos projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Arpen Brasil em parceria com o Unicef, especialmente com o escritório regional do CE/RN, através da oficial Tati Andrade.

O assunto destaque da reunião foi o Dia de Mobilização Rural para o Registro Civil de Nascimento e o importante acordo assinado entre a Arpen, o Incra e entidades rurais a fim de garantir a busca ativa e permanente de pessoas sem registro no campo. Este protocolo de intenções, assinado no dia 6 de agosto, servirá de modelo para todos os demais estados.

Outro ponto importante retratado na ocasião foi a Pesquisa a ser aplicada pelo Governo do Ceará, que descobrirá, através dos agentes de saúde, o número de pessoas sem registro em todo o estado, fornecendo ao governo todas as informações necessárias para que essas pessoas passem a existir oficialmente através do registro civil. O resultado da pesquisa, a ser aplicada em 11 municípios cearenses certificados com o Selo Município Aprovado, do Unicef, será o tema de um Seminário, desenvolvido pela Arpen em parceria com outras entidades, a todos os demais estados da nação, a fim de atingir o objetivo comum de erradicação do sub-registro até o ano de 2006, conforme proposto pela atual gestão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Jaime Araripe falou ainda do Manual do Registro Civil e do Cordel "O Direito de ser Cidadão" como subsídios importantes para o esclarecimento de dúvidas sobre o Registro Civil de Nascimento entre a população. E colocou-se à disposição do Unicef para novos projetos e parcerias nos demais estados brasileiros.

Fonte: Arpen Brasil

Assine nossa newsletter