Notícias
03 de Outubro de 2011
Arpen-SP apresenta sistema interestadual do Provimento n° 13 aos registradores civis do Mato Grosso
Cuiabá (MT) - Neste sábado (01.10) a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) apresentou o sistema desenvolvido pela entidade em sua Intranet para colocar em prática o Provimento nº 13 do CNJ, que normatiza os registros de nascimento nas maternidades do país, para os registradores civis do Estado do Mato Grosso.
O evento, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), contou com a presença de 33 cartórios, que puderam esclarecer suas dúvidas a respeito do funcionamento do sistema da Arpen-SP durante cerca de quatro horas de apresentação. Demetrius Brasil, gerente de Tecnologia da Informação da entidade, demonstrou detalhadamente como o cartório realiza a adesão ao sistema, efetuando seu cadastro junto ao site do CNJ, ao Provimento n° 13 no sistema de Intranet da Arpen-SP e o cadastramento do convênio junto as maternidades.
"É imprescindível o treinamento dos registradores para utilização do sistema, que é um sistema bom, prático, rápido e útil", comentou a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Mato Grosso (MT), Cristina Cruz Bergamaschi. "A Arpen-MT e a Anoreg-MT entraram com um pedido no Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ-MT) para utilização do sistema da Arpen-SP. Este provimento deve sair ainda este mês, assim que tivermos este provimento, já poderemos utilizá-lo", completou.
Em seguida, o representante da entidade paulista explicou todo o procedimento para a instalação e utilização do certificado digital, imprescindível em todos os ambientes relacionados à sistemática do Provimento n° 13. Para finalizar, passo a passo, Demetrius realizou o preenchimento dos campos dos formulários e o envio do registro para outra serventia cadastrada no sistema.
Também estiveram presentes no evento a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg-MT), Niuara Ribeiro Roberto Borges, além da presidente da Arpen-MT, Cristina Cruz Bergamaschi.
O evento, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), contou com a presença de 33 cartórios, que puderam esclarecer suas dúvidas a respeito do funcionamento do sistema da Arpen-SP durante cerca de quatro horas de apresentação. Demetrius Brasil, gerente de Tecnologia da Informação da entidade, demonstrou detalhadamente como o cartório realiza a adesão ao sistema, efetuando seu cadastro junto ao site do CNJ, ao Provimento n° 13 no sistema de Intranet da Arpen-SP e o cadastramento do convênio junto as maternidades.
"É imprescindível o treinamento dos registradores para utilização do sistema, que é um sistema bom, prático, rápido e útil", comentou a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Mato Grosso (MT), Cristina Cruz Bergamaschi. "A Arpen-MT e a Anoreg-MT entraram com um pedido no Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ-MT) para utilização do sistema da Arpen-SP. Este provimento deve sair ainda este mês, assim que tivermos este provimento, já poderemos utilizá-lo", completou.
Em seguida, o representante da entidade paulista explicou todo o procedimento para a instalação e utilização do certificado digital, imprescindível em todos os ambientes relacionados à sistemática do Provimento n° 13. Para finalizar, passo a passo, Demetrius realizou o preenchimento dos campos dos formulários e o envio do registro para outra serventia cadastrada no sistema.
Também estiveram presentes no evento a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg-MT), Niuara Ribeiro Roberto Borges, além da presidente da Arpen-MT, Cristina Cruz Bergamaschi.