Notícias
10 de Novembro de 2011
Simpósio reúne 400 notários e registradores de SC em busca de atualização
Cerca de 400 pessoas acompanharam a solenidade de abertura do 3º Simpósio de Direito Notarial e Registral de Santa Catarina, promoção conjunta da Corregedoria-Geral da Justiça e da Academia Judicial, realizada neste final de tarde (10/11) no auditório do Pleno do TJ. Um coral integrado por alunos da rede de ensino municipal abrilhantou a cerimônia. Cartorários extrajudiciais de todo o Estado receberam as boas-vindas do desembargador Jaime Ramos, diretor-executivo da Academia Judicial, co-organizador do evento.
"Em 30 anos de carreira, que estou prestes a completar, foram muitas correições em cartórios. Desde os antigos livrões, com anotações à mão, até chegar aos dias atuais, em que ingressamos no meio digital, foram muitos avanços", comentou o magistrado. Segundo ele, a oportunidade de reunir notários e registradores em um evento para discutir os futuros desafios que devem enfrentar é de importância única. "Vocês prestam um serviço público delegado, de grande responsabilidade, e por isso mesmo devem ter preocupação em se atualizar", acrescentou.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Solon D'eça Neves, ao discursar em seguida, destacou a importante parceria que conseguiu estabelecer com os cartórios extrajudiciais, desde o início de sua gestão, como ponto fundamental na implantação de vários projetos - dentre eles o Selo Digital. "Espero que sigamos assim, em harmonia, até a conclusão de meu mandato", rogou.
O desembargador Jaime Vicari participou da abertura do evento na condição de representante do presidente do TJ, desembargador Trindade dos Santos. O juiz Paulo Ricardo Bruschi, presidente da AMC, o procurador Ivens José Thives e a advogada Stella Maris de Seixas completaram a formação da mesa de autoridades. O analista de projetos do BRDE, Ricardo Pedrassan, fez a primeira palestra da programação: "Certificação digital e os serviços notariais e de registro - orientações práticas". O evento estende-se até o final da tarde desta sexta-feira (11/11).
"Em 30 anos de carreira, que estou prestes a completar, foram muitas correições em cartórios. Desde os antigos livrões, com anotações à mão, até chegar aos dias atuais, em que ingressamos no meio digital, foram muitos avanços", comentou o magistrado. Segundo ele, a oportunidade de reunir notários e registradores em um evento para discutir os futuros desafios que devem enfrentar é de importância única. "Vocês prestam um serviço público delegado, de grande responsabilidade, e por isso mesmo devem ter preocupação em se atualizar", acrescentou.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Solon D'eça Neves, ao discursar em seguida, destacou a importante parceria que conseguiu estabelecer com os cartórios extrajudiciais, desde o início de sua gestão, como ponto fundamental na implantação de vários projetos - dentre eles o Selo Digital. "Espero que sigamos assim, em harmonia, até a conclusão de meu mandato", rogou.
O desembargador Jaime Vicari participou da abertura do evento na condição de representante do presidente do TJ, desembargador Trindade dos Santos. O juiz Paulo Ricardo Bruschi, presidente da AMC, o procurador Ivens José Thives e a advogada Stella Maris de Seixas completaram a formação da mesa de autoridades. O analista de projetos do BRDE, Ricardo Pedrassan, fez a primeira palestra da programação: "Certificação digital e os serviços notariais e de registro - orientações práticas". O evento estende-se até o final da tarde desta sexta-feira (11/11).