Notícias
29 de Novembro de 2011
Cartório Itinerante da Arpen participa de Ação Global Nacional em Indaiatuba
Indaiatuba (SP) - Neste sábado (26.11), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) esteve presente na Ação Global, projeto do SESI e da Rede Globo, que aconteceu em Indaiatuba.
Durante todo o dia, o cartório de Registro Civil de Indaiatuba participou do evento atendendo a população. "É sempre importante a participação do Registro Civil nessas ações para manter a imagem positiva do prestador de serviço", afirmou o Oficial José Emygdio de Carvalho Filho.
Quatro funcionárias do cartório - Lirian Tomazelli da Silva, Thaiane Suzy Anhaia, Rosangela Reginaldo Pereira e Mayara Mayra de Moraes - ajudaram a fazer as solicitações de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além de orientar a população com outras informações sobre serviços que não estavam sendo realizados na tenda.
A TV Tem, filiada da Rede Globo na cidade, esteve presente no evento e fez questão de entrevistar a Escrevente Lirian e algumas pessoas que estavam sendo atendidas. "É importante ajudar na cidadania, pois é direito de todo cidadão ter seus documentos", avaliou Lirian.
Arcina Maria Gonçalvez foi a primeira pessoa a ser atendida e precisava da segunda via da certidão de óbito de seu marido. "Vi pela TV que iria acontecer essa ação aqui no SESI, e como precisava do documento, achei que facilitaria por ser no sábado", disse.
Geiza Kátia Carvalho também compareceu ao evento para solicitar a segunda via da certidão de nascimento de seu filho. "Achei ótimo o serviço ser gratuito e acontecer no sábado, porque durante a semana, sempre temos outros compromissos", disse. Claudete Aparecida Faria Ferraz também gostou da gratuidade do serviço. "Mesmo não sendo um valor alto, a economia sempre ajuda", afirmou.
Thaiane, auxiliar do cartório, gostou de participar da ação. "É sempre importante contribuir com a população, principalmente aqui, que cada um faz o que pode e com esses diversos serviços, fazemos a diferença para a sociedade", falou.
Só na primeira hora do evento, foram feitos 11 pedidos de segunda via de certidões - 1 de óbito, 8 de nascimento e 2 de casamento. "Estamos indo muito bem", avalia o Oficial. "O foco era solicitações apenas de certidões do Estado de São Paulo, mas como o leque se abriu e podemos atender pedidos de outros estados, muito mais pessoas estão sendo atendidas", alegra-se Emygdio.
Sandréia Braga Broto passou em várias tendas durante o evento, inclusive a da Arpen. "Achei o atendimento bom e rápido. Além de dinheiro, economizei tempo, porque alguns dos serviços que utilizei aqui, precisaria ir para Campinas para conseguir resolvê-los", disse.
Miriam Aparecida dos Santos também utilizou diversos serviços da Ação Global. "Vim tirar a segunda via da certidão de nascimento do meu filho, mas já cortei o cabelo e vou fazer o curso de alimentação. Espero que em 2012 aconteçam mais ações como as de hoje", comentou.
"Vim tirar o RG do meu filho e não sabia que o documento que tinha em mãos era uma cópia. Acho que em algum momento dei a original e fiquei com essa", conta Sueli de Fátima Fagundes. "Perdi 3 horas na fila e não consegui fazer o RG dele, mas acredito que economizei tempo aqui, porque vou aproveitar e pedir a segunda via da certidão do meu casamento", diz enquanto é atendida na tenda da Arpen.
Rosangela, auxiliar de escrevente do cartório, estava feliz em ajudar no evento. "É bom poder contribuir, porque a maioria das pessoas são carentes e os documentos não estão bem conservados. Atendi muitas mulheres com mais de dois filhos e sei que esse documento será essencial no começo do ano letivo", avalia Rosangela.
Mayara, auxiliar do cartório, também ajudou no atendimento. "Gosto muito do que eu faço e gostei de ajudar a população. Sei que a certidão não é só um pedaço de papel, mas sim o primeiro de outros documentos importantes", disse.
Além da população local, muitos voluntários também procuraram a tenda da Arpen para aproveitar a facilidade e a gratuidade dos serviços prestados. Esse foi o caso da Kelly Sgarbi Saraiva Constâncio, que trabalha no Sesi/Senai em São Paulo e é voluntária no setor de estatística de todas as edições do evento. "Fiquei procurando pelo ônibus da Arpen e até achei que esse ano vocês não iriam participar, mas fui informada que hoje vocês estariam na tenda. Já que eu e vocês estamos aqui, vou pedir a segunda via da certidão de nascimento do meu filho", disse bem humorada a voluntária.
No final do dia foram contabilizadas 138 solicitações de segunda via de certidões - 1 de óbito, 118 de nascimento e 19 de casamento. Do total, 112 foram solicitações para o cartório presente e demais cartórios de São Paulo e 26 de outros estados.
Durante todo o dia, o cartório de Registro Civil de Indaiatuba participou do evento atendendo a população. "É sempre importante a participação do Registro Civil nessas ações para manter a imagem positiva do prestador de serviço", afirmou o Oficial José Emygdio de Carvalho Filho.
Quatro funcionárias do cartório - Lirian Tomazelli da Silva, Thaiane Suzy Anhaia, Rosangela Reginaldo Pereira e Mayara Mayra de Moraes - ajudaram a fazer as solicitações de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além de orientar a população com outras informações sobre serviços que não estavam sendo realizados na tenda.
A TV Tem, filiada da Rede Globo na cidade, esteve presente no evento e fez questão de entrevistar a Escrevente Lirian e algumas pessoas que estavam sendo atendidas. "É importante ajudar na cidadania, pois é direito de todo cidadão ter seus documentos", avaliou Lirian.
Arcina Maria Gonçalvez foi a primeira pessoa a ser atendida e precisava da segunda via da certidão de óbito de seu marido. "Vi pela TV que iria acontecer essa ação aqui no SESI, e como precisava do documento, achei que facilitaria por ser no sábado", disse.
Geiza Kátia Carvalho também compareceu ao evento para solicitar a segunda via da certidão de nascimento de seu filho. "Achei ótimo o serviço ser gratuito e acontecer no sábado, porque durante a semana, sempre temos outros compromissos", disse. Claudete Aparecida Faria Ferraz também gostou da gratuidade do serviço. "Mesmo não sendo um valor alto, a economia sempre ajuda", afirmou.
Thaiane, auxiliar do cartório, gostou de participar da ação. "É sempre importante contribuir com a população, principalmente aqui, que cada um faz o que pode e com esses diversos serviços, fazemos a diferença para a sociedade", falou.
Só na primeira hora do evento, foram feitos 11 pedidos de segunda via de certidões - 1 de óbito, 8 de nascimento e 2 de casamento. "Estamos indo muito bem", avalia o Oficial. "O foco era solicitações apenas de certidões do Estado de São Paulo, mas como o leque se abriu e podemos atender pedidos de outros estados, muito mais pessoas estão sendo atendidas", alegra-se Emygdio.
Sandréia Braga Broto passou em várias tendas durante o evento, inclusive a da Arpen. "Achei o atendimento bom e rápido. Além de dinheiro, economizei tempo, porque alguns dos serviços que utilizei aqui, precisaria ir para Campinas para conseguir resolvê-los", disse.
Miriam Aparecida dos Santos também utilizou diversos serviços da Ação Global. "Vim tirar a segunda via da certidão de nascimento do meu filho, mas já cortei o cabelo e vou fazer o curso de alimentação. Espero que em 2012 aconteçam mais ações como as de hoje", comentou.
"Vim tirar o RG do meu filho e não sabia que o documento que tinha em mãos era uma cópia. Acho que em algum momento dei a original e fiquei com essa", conta Sueli de Fátima Fagundes. "Perdi 3 horas na fila e não consegui fazer o RG dele, mas acredito que economizei tempo aqui, porque vou aproveitar e pedir a segunda via da certidão do meu casamento", diz enquanto é atendida na tenda da Arpen.
Rosangela, auxiliar de escrevente do cartório, estava feliz em ajudar no evento. "É bom poder contribuir, porque a maioria das pessoas são carentes e os documentos não estão bem conservados. Atendi muitas mulheres com mais de dois filhos e sei que esse documento será essencial no começo do ano letivo", avalia Rosangela.
Mayara, auxiliar do cartório, também ajudou no atendimento. "Gosto muito do que eu faço e gostei de ajudar a população. Sei que a certidão não é só um pedaço de papel, mas sim o primeiro de outros documentos importantes", disse.
Além da população local, muitos voluntários também procuraram a tenda da Arpen para aproveitar a facilidade e a gratuidade dos serviços prestados. Esse foi o caso da Kelly Sgarbi Saraiva Constâncio, que trabalha no Sesi/Senai em São Paulo e é voluntária no setor de estatística de todas as edições do evento. "Fiquei procurando pelo ônibus da Arpen e até achei que esse ano vocês não iriam participar, mas fui informada que hoje vocês estariam na tenda. Já que eu e vocês estamos aqui, vou pedir a segunda via da certidão de nascimento do meu filho", disse bem humorada a voluntária.
No final do dia foram contabilizadas 138 solicitações de segunda via de certidões - 1 de óbito, 118 de nascimento e 19 de casamento. Do total, 112 foram solicitações para o cartório presente e demais cartórios de São Paulo e 26 de outros estados.