Notícias
27 de Fevereiro de 2012
Cartório de Registro Civil de Santo Anastácio completa 90 anos
Instalado em 1922, o cartório de Santo Anastácio celebra, nesta segunda-feira (27.02), 90 anos de existência. A serventia, administrada desde março de 2010 pela Oficiala Nadine Louzada Ferreira, está em festa e a comemoração conta com decoração de bexigas, distribuição de bolo, refrigerante e bloquinho de anotação personalizado para os clientes.
O início da serventia foi de modo singelo, registrando no ano de 1922, pelo Oficial da época, Sr. Orlando de Souza, apenas 178 nascimentos - o primeiro foi registrado em 07.03, em nome de Arthur; 30 casamentos - o primeiro foi o enlace de João Gonçalves e Maria da Conceição em 16.03; e foram lavrados 78 óbitos - o primeiro em 13.03 do mesmo ano, de uma criança chamada Aparecida.
Desde a sua instalação, o cartório registrou aproximadamente 65.827 nascimentos, 13.032 casamentos e foram lavrados 18.045 óbitos.
A Oficiala Nadine está se aproximando da população anastaciana promovendo diversas ações sociais. "Hoje por exemplo, promovemos a festa de aniversário do cartório, mas já fizemos o Mutirão na Quadra, o Mutirão da Saúde, vamos nas empresas de relevância no Município, e promovemos o Casamento Comunitário, que no ano de 2011, atendeu 99 casais carentes".
No dia 25 de julho de 1920, dia da inauguração do tráfego ferroviário, a cidade muda de nome: de Vai e Vem para Santo Anastácio, nome sugerido pelo engenheiro João Carlos Fairbanks, aceito pela diretoria da Estrada de Ferro Sorocabana.
O início da serventia foi de modo singelo, registrando no ano de 1922, pelo Oficial da época, Sr. Orlando de Souza, apenas 178 nascimentos - o primeiro foi registrado em 07.03, em nome de Arthur; 30 casamentos - o primeiro foi o enlace de João Gonçalves e Maria da Conceição em 16.03; e foram lavrados 78 óbitos - o primeiro em 13.03 do mesmo ano, de uma criança chamada Aparecida.
Desde a sua instalação, o cartório registrou aproximadamente 65.827 nascimentos, 13.032 casamentos e foram lavrados 18.045 óbitos.
A Oficiala Nadine está se aproximando da população anastaciana promovendo diversas ações sociais. "Hoje por exemplo, promovemos a festa de aniversário do cartório, mas já fizemos o Mutirão na Quadra, o Mutirão da Saúde, vamos nas empresas de relevância no Município, e promovemos o Casamento Comunitário, que no ano de 2011, atendeu 99 casais carentes".
No dia 25 de julho de 1920, dia da inauguração do tráfego ferroviário, a cidade muda de nome: de Vai e Vem para Santo Anastácio, nome sugerido pelo engenheiro João Carlos Fairbanks, aceito pela diretoria da Estrada de Ferro Sorocabana.