Notícias
03 de Abril de 2012
Corregedoria de Rondônia conhece sistema paulista para o Provimento nº 13
A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) recebeu, nesta terça-feira (03.04), em sua sede, o representante da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Rondônia, Alberto Nei. O objetivo do encontro, que contou com a presença do presidente da Arpen-SP, Lázaro da Silva, e do vice-presidente da entidade, Manoel Luis Chacon Cardoso, foi apresentar o sistema que a entidade paulista desenvolveu para viabilizar o Provimento nº 13 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que normatiza os registros de nascimento dentro das maternidades.
O gerente de tecnologia da Arpen-SP, Demetrius Brasil, apresentou o passo a passo do aplicativo, simulando os dois ambientes de funcionamento, o da unidade interligada na maternidade e o do cartório. "O sistema atende todas as nossas necessidades, mas a nossa grande preocupação era com o selo, pois utilizamos um selo físico para todos os atos, e com relação aos cartórios que não possuem sistema próprio. Mas, agora, estou mais tranquilo, as dúvidas foram sanadas e, já na segunda, vou relatar tudo o que vi ao nosso Corregedor Geral", afirmou Alberto.
Sobre os próximos passos a respeito da implementação do sistema em Rondônia, Alberto revelou que tudo deverá acontecer, a princípio, nos mesmos moldes da parceria firmada com o Estado do Mato Grosso. "O Juiz do Tribunal de Rondônia, dr. Reinaldo, deverá conferir in loco o funcionamento do sistema posteriormente. Mas tudo indica que faremos a parceria sim. Claro, necessitamos de capacitação, o que é normal quando se trata de implementar um novo sistema, uma vez que ainda não utilizamos nenhum sistema específico para atender ao provimento", comentou. "A expectativa é grande, principalmente, por ter a possibilidade de acesso e compartilhamento do sistema de comunicações paulista, que é fantástico. Nós queremos o pacote completo", reforçou Alberto, que mencionou que o sistema deverá ser implementado em todo o Estado, ou seja, nas 77 serventias.
O gerente de tecnologia da Arpen-SP, Demetrius Brasil, apresentou o passo a passo do aplicativo, simulando os dois ambientes de funcionamento, o da unidade interligada na maternidade e o do cartório. "O sistema atende todas as nossas necessidades, mas a nossa grande preocupação era com o selo, pois utilizamos um selo físico para todos os atos, e com relação aos cartórios que não possuem sistema próprio. Mas, agora, estou mais tranquilo, as dúvidas foram sanadas e, já na segunda, vou relatar tudo o que vi ao nosso Corregedor Geral", afirmou Alberto.
Sobre os próximos passos a respeito da implementação do sistema em Rondônia, Alberto revelou que tudo deverá acontecer, a princípio, nos mesmos moldes da parceria firmada com o Estado do Mato Grosso. "O Juiz do Tribunal de Rondônia, dr. Reinaldo, deverá conferir in loco o funcionamento do sistema posteriormente. Mas tudo indica que faremos a parceria sim. Claro, necessitamos de capacitação, o que é normal quando se trata de implementar um novo sistema, uma vez que ainda não utilizamos nenhum sistema específico para atender ao provimento", comentou. "A expectativa é grande, principalmente, por ter a possibilidade de acesso e compartilhamento do sistema de comunicações paulista, que é fantástico. Nós queremos o pacote completo", reforçou Alberto, que mencionou que o sistema deverá ser implementado em todo o Estado, ou seja, nas 77 serventias.