Notícias

28 de Novembro de 2012

Arpen-SP fecha ciclo de Reuniões Mensais do Interior em Presidente Prudente

Presidente Prudente (SP) - Os registradores civis da Regional de Presidente Prudente, administrada pelo Diretor Regional Plínio Alessi, se reuniram no último sábado (24.11) para participar da Reunião Mensal do Interior, iniciativa promovida pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

O encontro promovido na regional do oeste do Estado contou com a presença do vice-presidente da Arpen-SP, Lázaro Silva, dos Diretores Regionais Leonardo Munari de Lima (Ribeirão Preto), Plínio Alessi (Presidente Prudente) e do especialista em tecnologia da informação da Arpen-SP, Demetrius Brasil, além de cerca de 25 registradores civis da região.

Para iniciar a reunião a palavra foi passada para o diretor regional Plínio Alessi e em seguida todos os presentes puderam se apresentar. Em seguida o Oficial Luis Antonio Medeiros Souza, do 1º Subdistrito de Registro Civil de Campinas fez uma homenagem. "Agradeço ao diretor Plínio por ter aberto as portas do Registro Civil para mim. Tomei posse em 2007 e foi graças à ajuda e conhecimento dele que consegui chegar até aqui", disse o Oficial antes de iniciar uma breve palestra sobre os detalhes da resolução 155 do Conselho Nacional de Justiça, que trata da trasladação de registros de brasileiros realizados no exterior.

Dando prosseguimento à reunião o Diretor Regional de Ribeirão Preto, Leonardo Munari de Lima, falou sobre os vários pontos importantes introduzidos pelo Provimento nº 19 da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo (CGJ-SP), que trata da Central de Informações do Registro Civil (CRC), da emissão de certidões eletrônicas e de certidões materializadas em cartórios diferentes daquele que emitiu o documento.

Também foram debatidos temas como o Provimento n° 17 do CNJ, que alterou o funcionamento das unidades interligadas no Estado, a questão do papel de segurança da Casa da Moeda e os novos Provimentos nacionais sobre Restauração de Registros e Registro Civil Indígena. Completando sua fala, o Diretor Regional fez uma breve exposição dos acontecimentos do XII Encontro Estadual da Arpen-SP que ocorreu em Boracéia, ressaltando a importância desse evento para a união dos registradores civis paulistas.

Depois do coffee break, os participantes da Reunião Mensal assistiram à apresentação do representante da seguradora Ifaseg, que recentemente assinou um plano de seguro de Responsabilidade Civil voltado exclusivamente para registradores e notários, focando os pontos diferenciais do produto desenvolvido especialmente para a atividade extrajudicial.

Na parte final da reunião Leonardo Munari de Lima, juntamente com Demetrius Brasil realizaram uma exposição prática das principais ferramentas da CRC, com ampla participação dos registradores que puderam sanar suas dúvidas e aprender novos procedimentos. "Pessoalmente acredito que esse encontro foi muito bom em vários aspectos, por tratar de diversos temas importantes para a nossa classe de forma bem didática e também foi especial por reunir grandes amigos e pessoas importantes, como o vice-presidente Lázaro Silva e o Diretor Regional Leonardo Munari aqui na nossa regional", contou o diretor Plínio Alessi.

Após a realização da Reunião Mensal, os registradores presentes puderam desfrutar de uma descontraída confraternização que ocorreu no Bar Estação na cidade de Presidente Prudente (SP).

Assine nossa newsletter