Notícias

19 de Dezembro de 2013

O Regional (Catanduva) - Cartórios do Estado de São Paulo lançam Certidões Digitais

A partir desta quarta-feira, dia 18 de dezembro, o leque das facilidades à população do Estado de São Paulo aumentará. Isso porque a partir de agora os cartórios paulistas poderão emitir certidões digitais de nascimento, casamento e óbito.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), o usuário poderá baixar o documento eletrônico original no computador e remeter a órgãos Públicos e Privados.

Ainda de acordo com o setor, para ter acesso ao documento eletrônico, basta entrar com um pedido pelo site www.registrocivil.org.br. O prazo, o custo e a validade da Certidão Digital são os mesmos das certidões em papel.
Segundo a Arpen-SP, cerca de 838 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo oferecerão o serviço.

SOBRE A CERTIDÃO ELETRÔNICA

De acordo com a assessoria, a Certidão Digital é um documento original do tipo pdf, assinado com certificado digital ICP Brasil e válido em todo o território nacional, podendo ser remetida pelo usuário por meio eletrônico para órgãos privados como bancos, escolas, planos de saúde, e órgãos públicos, como processos judiciais, Receita Federal e INSS. Enquanto digital será original e caso seja impressa será uma cópia simples.

PASSO-A-PASSO

Para usufruir do novo serviço, basta acessar o endereço www.registrocivil.org.br, selecionar a opção eletrônica em meio de envio, o tipo de certidão que precisa (nascimento, casamento ou óbito) e seguir o passo a passo do processo de solicitação.

O link para a Certidão Digital, assinada digitalmente pelo Oficial do cartório, será remetido ao e-mail do solicitante.

Assine nossa newsletter