Notícias

14 de Julho de 2005

Empresa promete lançar papel eletrônico (e-paper) em 2007

O futuro do papel começará já em 2007. É que a japonesa Fujitsu anunciou nesta quarta-feira (13/07) a invenção de um papel eletrônico capaz de mostrar imagens coloridas e que será comercializado já no final de 2006 ou começo de 2007.

O "papel" da Fujitsu poderá ser dobrado e apertado com os dedos sem que haja modificação visual do texto ou das imagens coloridas no substrato plástico - ao contrário do que acontece em visores de cristal líquido (LCD), por exemplo.

Formado por três finíssimas camadas (uma responsável pela cor azul, outra pela verde e a última, pela vermelha), o e-paper também consome pouca energia e terá uma memória embutida, permitindo a gravação de diversas "páginas" em um único papel.

A Fujitsu afirma que o seu e-paper é recomendado para propagandas em lugares públicos (estações de trem e metrô, outdoors de menor tamanho e superfícies curvas) ou folhetins de informação, devido à sua portabilidade e baixo consumo elétrico.

O e-paper será demonstrado no Fujitsu Fórum 2005, que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho em Tóquio, e chegará ao mercado local entre o final de 2006 e começo de 2007. A companhia não divulgou qualquer expectativa de preços.

Assine nossa newsletter