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26 de Setembro de 2007
Sejam bem vindos à Intranet da Arpen-SP - Primeiras Orientações
Novos oficiais do Registro Civil do Estado de São Paulo: sejam bem vindos à Intranet da ARPEN-SP
Você, novo oficial do registro civil do Estado de São Paulo, ao ingressar na Intranet da ARPEN-SP estará ingressando no mais avançado sistema de comunicação entre oficiais de cartórios de todas as naturezas do país. A Intranet da ARPEN-SP, existente desde 1998, possui um conjunto de funcionalidades que permitem a comunicação eficiente entre ofícios, diretoria da associação e os cidadãos. São funcionalidades que estão em constante desenvolvimento, que evoluíram nesses quase 10 anos de Intranet, mas que ainda têm muito chão pela frente.
Para acessar a Intranet da ARPEN-SP e usufruir de tudo o que ela pode oferecer, sigas as instruções que encaminhamos a seguir:
1. Atualização cadastral junto à ARPEN-SP
O primeiro passo é encaminhar à ARPEN-SP, aos cuidados da Irene, pelo fax (11) 3293-1539, os seguintes documentos:
a. cópia do Título de Outorga de Delegação e o Termo de Investidura;
b. cópia do RG
c. cópia do CIC
d. endereço de e-mail válido
e. telefone válido
É a administração da ARPEN-SP que encaminhará aos profissionais de suporte da Intranet as atualizações referentes ao novo oficial. Não serão aceitas solicitações de atualização cadastral diretamente do oficial para o suporte da Intranet por motivos de segurança.
2. Atualização cadastral na Intranet da ARPEN-SP e recebimento da nova senha
A administração da ARPEN-SP, depois da devida atualização cadastral do novo oficial, encaminhará ao suporte da Intranet seus dados para atualização. O suporte irá então gerar um novo nome de usuário e nova senha para o acesso à Intranet, que serão enviados por e-mail para o novo oficial.
3. Acesso à Intranet da ARPEN-SP
A partir do site da ARPEN-SP (www.arpensp.org.br) o oficial pode acessar a Intranet da ARPEN-SP, digitando nome de usuário e senha nos respectivos campos na Área Restrita.
Aproveite sua passagem pelo site da ARPEN-SP e mantenha-se informado, lendo as notícias publicadas pelo setor de jornalismo da associação. O site, que já foi visitado por quase 3 milhões de internautas, é referência nacional de conteúdo, atualização rápida, e traz informações de extremo interesse à todos. Além de ser visitado diariamente por oficiais de várias outras naturezas, outros órgãos e muitos outros interessados em seu conteúdo.
4. Primeiro Acesso
Ao efetuar seu primeiro login na Intranet da ARPEN-SP, o novo oficial encontrará um um termo de adesão à Intranet, assumindo o compromisso de utilizar o Sistema de Comunicações da Intranet com freqüencia, retirando e arquivando as comunicações recebidas de outros ofícios e atendendo às requisições de emissão de certidões, além de atender aos pedidos da Corregedoria Geral para localização de assentos e leitura das mensagens internas. A freqüência mínima recomendada para o acesso à Intranet é de uma vez por semana, mas o ideal é que o oficial acesse o sistema ao menos uma vez por dia.
5. Reconhecendo o Sistema de Comunicações
Além do menu lateral esquerdo, que contém todas as funções disponíveis no Sistema de Comunicações, o sistema dispõe ainda de um Inbox, que resume as principais obrigações do oficial. Por meio do inbox o oficial pode verificar as comunicações que devem ser retiradas, anotadas e arquivadas, as requisições de emissão de certidões que devem ser emitidas, enviadas pelo correio e arquivadas, e as mensagens internas a serem lidas.
6. Retirando comunicações e requisições de emissão de certidões
Clicando diretamente nos links disponíveis no inbox, o oficial pode acessar a lista de comunicações que devem ser verificadas, anotadas e arquivadas (importante: não deixe de arquivar ou rejeitar as comunicações e as requisições de emissão de certidões já atendidas; só assim o sistema dá baixa dessas pendências). Caso a conexão com a Internet do seu cartório não seja muito boa, seja por linha discada, e o oficial não possa permanecer muito tempo conectado, é possível fazer um download, em arquivo texto, de todas as comunicações, requisições de emissão de certidão e mensagens internas (veja na figura 4), que podem ser lidas posteriormente. Mas não se esqueça de entrar novamente no Sistema de Comunicações e dar baixa dessas pendências, arquivando ou rejeitando o que já foi lido e anotado.
7. Enviando Comunicações à outras Serventias
Há duas maneiras de se enviar comunicações pelo Sistema de Comunicações da Intranet da ARPEN-SP: diretamente pelos formulários na Intranet ou por arquivos de transferência.
7.1. Enviando Comunicações a partir dos formulários da Intranet
A partir do menu lateral esquerdo do Sistema de Comunicações, o oficial poderá clicar no link "Enviar", no submenu "Comunicações". Em seguida será exibida uma lista de todos os tipos de comunicações que poderão ser enviadas. Basta então selecionar o tipo desejado, preencher o formulário que será apresentado e clicar no botão "Enviar". Caso sua comunicação tenha algum problema, o sistema se encarregará de avisá-lo. Caso as informações não sejam suficientes para a localização do assento, ou ocorra algum outro problema, o Oficial Recebedor de sua comunicação poderá "Rejeitar" com uma justificativa. A comunicação rejeitada entrará em seu Inbox e você poderá completar as informações, se assim desejar, ou arquivá-la, e não realizar a comunicação.
7.2. Enviando Comunicações a partir de arquivos de transferência
Um grande número de ofícios do Estado de São Paulo possui, como parte de sua infraestrutura, pequenos sistemas ou programas locais para o registro e organização de todas as operações realizadas dentro do cartório. Todos os fornecedores destes pequenos sistemas ou programas locais já modificaram seus programas para gerar arquivos de comunicação para a Intranet da ARPEN-SP, de acordo com instruções fornecidas pelo Suporte da Intranet. Assim, o oficial não necessita digitar duas vezes as informações para efetuar a comunicação: basta gerar um arquivo de transferência dessas informações diretamente de seus programas locais e depois enviá-lo pela Intranet. Converse com o seu fornecedor de sistemas ou programas locais à respeito, e informe-se sobre estes procedimentos.
Outras considerações importantes
O servidor da Intranet da ARPEN-SP possui certificado digital para servidor web de 128 bits da CertiSign, permitindo que o usuário final confira a autenticidade do site em que navega e se comunique através de um canal seguro e protegido " baseado em SSL/TLS ", utilizando a mais moderna tecnologia de criptografia (leia mais em www.certisign.com.br/produtos/certificados).
Mantenha seus dados cadastrais atualizados, incluindo seu endereço de e-mail e telefone. São por estes canais de comunicação que a equipe de Suporte da Intranet irá se comunicação com o seu Ofício. No Sistema de Comunicações, no menu lateral esquerdo, você irá encontrar um link "Alterar dados do Ofício", exatamente para este fim.
Verifique constantemente as comunicações a serem arquivadas, requisições de emissão de certidão e mensagens internas, pois, além do compromisso de atender às comunicações de seus colegas cartorários de registro civil e à Corregedoria, você estará atendendo também a demandas originadas pelos cidadãos que fazem suas requisições no site registroCivil.org.br, mantido pela ARPEN-SP (veja www.registrocivil.org.br) e a demandas originadas nos 4 postos do Poupatempo (Santo Amaro, Guarulhos, Itaquera e Ribeirão Preto), serviço este que é referência de qualidade, alta disponibilidade e eficência.
Use o nosso Suporte da Intranet à vontade. Nossa missão é a de viabilizar o uso da Intranet da ARPEN-SP, oferecendo informações aos Oficiais, verificando o modo como a Intranet é utilizada, fiscalizando todas as informações, mantendo o servidor em pleno funcionamento e aprimorando continuamente as funcionalidades dos sistemas.
O suporte pode ser obtido por telefone: (11) 5506-8634, ou por e-mail: suporte@registrocivil.org.br.
Sejam bem vindos à Intranet da ARPEN-SP!
Joel Luiz Dias
Coordenador da Intranet da ARPEN-SP
joel.dias@processmind.com.br
ProcessMind Gestão e Automação de Processos de Negócio
Esta matéria ILUSTRADA com os desenhos será publicada no Jornal da Arpen-SP do mês de Setembro de 2007.
Você, novo oficial do registro civil do Estado de São Paulo, ao ingressar na Intranet da ARPEN-SP estará ingressando no mais avançado sistema de comunicação entre oficiais de cartórios de todas as naturezas do país. A Intranet da ARPEN-SP, existente desde 1998, possui um conjunto de funcionalidades que permitem a comunicação eficiente entre ofícios, diretoria da associação e os cidadãos. São funcionalidades que estão em constante desenvolvimento, que evoluíram nesses quase 10 anos de Intranet, mas que ainda têm muito chão pela frente.
Para acessar a Intranet da ARPEN-SP e usufruir de tudo o que ela pode oferecer, sigas as instruções que encaminhamos a seguir:
1. Atualização cadastral junto à ARPEN-SP
O primeiro passo é encaminhar à ARPEN-SP, aos cuidados da Irene, pelo fax (11) 3293-1539, os seguintes documentos:
a. cópia do Título de Outorga de Delegação e o Termo de Investidura;
b. cópia do RG
c. cópia do CIC
d. endereço de e-mail válido
e. telefone válido
É a administração da ARPEN-SP que encaminhará aos profissionais de suporte da Intranet as atualizações referentes ao novo oficial. Não serão aceitas solicitações de atualização cadastral diretamente do oficial para o suporte da Intranet por motivos de segurança.
2. Atualização cadastral na Intranet da ARPEN-SP e recebimento da nova senha
A administração da ARPEN-SP, depois da devida atualização cadastral do novo oficial, encaminhará ao suporte da Intranet seus dados para atualização. O suporte irá então gerar um novo nome de usuário e nova senha para o acesso à Intranet, que serão enviados por e-mail para o novo oficial.
3. Acesso à Intranet da ARPEN-SP
A partir do site da ARPEN-SP (www.arpensp.org.br) o oficial pode acessar a Intranet da ARPEN-SP, digitando nome de usuário e senha nos respectivos campos na Área Restrita.
Aproveite sua passagem pelo site da ARPEN-SP e mantenha-se informado, lendo as notícias publicadas pelo setor de jornalismo da associação. O site, que já foi visitado por quase 3 milhões de internautas, é referência nacional de conteúdo, atualização rápida, e traz informações de extremo interesse à todos. Além de ser visitado diariamente por oficiais de várias outras naturezas, outros órgãos e muitos outros interessados em seu conteúdo.
4. Primeiro Acesso
Ao efetuar seu primeiro login na Intranet da ARPEN-SP, o novo oficial encontrará um um termo de adesão à Intranet, assumindo o compromisso de utilizar o Sistema de Comunicações da Intranet com freqüencia, retirando e arquivando as comunicações recebidas de outros ofícios e atendendo às requisições de emissão de certidões, além de atender aos pedidos da Corregedoria Geral para localização de assentos e leitura das mensagens internas. A freqüência mínima recomendada para o acesso à Intranet é de uma vez por semana, mas o ideal é que o oficial acesse o sistema ao menos uma vez por dia.
5. Reconhecendo o Sistema de Comunicações
Além do menu lateral esquerdo, que contém todas as funções disponíveis no Sistema de Comunicações, o sistema dispõe ainda de um Inbox, que resume as principais obrigações do oficial. Por meio do inbox o oficial pode verificar as comunicações que devem ser retiradas, anotadas e arquivadas, as requisições de emissão de certidões que devem ser emitidas, enviadas pelo correio e arquivadas, e as mensagens internas a serem lidas.
6. Retirando comunicações e requisições de emissão de certidões
Clicando diretamente nos links disponíveis no inbox, o oficial pode acessar a lista de comunicações que devem ser verificadas, anotadas e arquivadas (importante: não deixe de arquivar ou rejeitar as comunicações e as requisições de emissão de certidões já atendidas; só assim o sistema dá baixa dessas pendências). Caso a conexão com a Internet do seu cartório não seja muito boa, seja por linha discada, e o oficial não possa permanecer muito tempo conectado, é possível fazer um download, em arquivo texto, de todas as comunicações, requisições de emissão de certidão e mensagens internas (veja na figura 4), que podem ser lidas posteriormente. Mas não se esqueça de entrar novamente no Sistema de Comunicações e dar baixa dessas pendências, arquivando ou rejeitando o que já foi lido e anotado.
7. Enviando Comunicações à outras Serventias
Há duas maneiras de se enviar comunicações pelo Sistema de Comunicações da Intranet da ARPEN-SP: diretamente pelos formulários na Intranet ou por arquivos de transferência.
7.1. Enviando Comunicações a partir dos formulários da Intranet
A partir do menu lateral esquerdo do Sistema de Comunicações, o oficial poderá clicar no link "Enviar", no submenu "Comunicações". Em seguida será exibida uma lista de todos os tipos de comunicações que poderão ser enviadas. Basta então selecionar o tipo desejado, preencher o formulário que será apresentado e clicar no botão "Enviar". Caso sua comunicação tenha algum problema, o sistema se encarregará de avisá-lo. Caso as informações não sejam suficientes para a localização do assento, ou ocorra algum outro problema, o Oficial Recebedor de sua comunicação poderá "Rejeitar" com uma justificativa. A comunicação rejeitada entrará em seu Inbox e você poderá completar as informações, se assim desejar, ou arquivá-la, e não realizar a comunicação.
7.2. Enviando Comunicações a partir de arquivos de transferência
Um grande número de ofícios do Estado de São Paulo possui, como parte de sua infraestrutura, pequenos sistemas ou programas locais para o registro e organização de todas as operações realizadas dentro do cartório. Todos os fornecedores destes pequenos sistemas ou programas locais já modificaram seus programas para gerar arquivos de comunicação para a Intranet da ARPEN-SP, de acordo com instruções fornecidas pelo Suporte da Intranet. Assim, o oficial não necessita digitar duas vezes as informações para efetuar a comunicação: basta gerar um arquivo de transferência dessas informações diretamente de seus programas locais e depois enviá-lo pela Intranet. Converse com o seu fornecedor de sistemas ou programas locais à respeito, e informe-se sobre estes procedimentos.
Outras considerações importantes
O servidor da Intranet da ARPEN-SP possui certificado digital para servidor web de 128 bits da CertiSign, permitindo que o usuário final confira a autenticidade do site em que navega e se comunique através de um canal seguro e protegido " baseado em SSL/TLS ", utilizando a mais moderna tecnologia de criptografia (leia mais em www.certisign.com.br/produtos/certificados).
Mantenha seus dados cadastrais atualizados, incluindo seu endereço de e-mail e telefone. São por estes canais de comunicação que a equipe de Suporte da Intranet irá se comunicação com o seu Ofício. No Sistema de Comunicações, no menu lateral esquerdo, você irá encontrar um link "Alterar dados do Ofício", exatamente para este fim.
Verifique constantemente as comunicações a serem arquivadas, requisições de emissão de certidão e mensagens internas, pois, além do compromisso de atender às comunicações de seus colegas cartorários de registro civil e à Corregedoria, você estará atendendo também a demandas originadas pelos cidadãos que fazem suas requisições no site registroCivil.org.br, mantido pela ARPEN-SP (veja www.registrocivil.org.br) e a demandas originadas nos 4 postos do Poupatempo (Santo Amaro, Guarulhos, Itaquera e Ribeirão Preto), serviço este que é referência de qualidade, alta disponibilidade e eficência.
Use o nosso Suporte da Intranet à vontade. Nossa missão é a de viabilizar o uso da Intranet da ARPEN-SP, oferecendo informações aos Oficiais, verificando o modo como a Intranet é utilizada, fiscalizando todas as informações, mantendo o servidor em pleno funcionamento e aprimorando continuamente as funcionalidades dos sistemas.
O suporte pode ser obtido por telefone: (11) 5506-8634, ou por e-mail: suporte@registrocivil.org.br.
Sejam bem vindos à Intranet da ARPEN-SP!
Joel Luiz Dias
Coordenador da Intranet da ARPEN-SP
joel.dias@processmind.com.br
ProcessMind Gestão e Automação de Processos de Negócio
Esta matéria ILUSTRADA com os desenhos será publicada no Jornal da Arpen-SP do mês de Setembro de 2007.