Notícias

04 de Fevereiro de 2004

Clipping - Estadão - Hospital acerta parceria com cartório

O Hospital Municipal do Campo Limpo Doutor Fernando Mauro Pires da Rocha, atingiu a marca de mais de mil certidões de nascimento entregues, até o mês de dezembro, graças ao serviço de posto avançado de registro civil, instalado na ala da maternidade desde abril.

Funcionando em caráter experimental na autarquia municipal, o serviço agora terá continuidade, em razão do convênio firmado no dia 24, entre o centro médico e o Cartório de Registro Civil do Distrito do Jardim São Luiz.

Facilidade - Para Maria Aparecida Arruda, de 39 anos, que teve sua filha Sara no local, na segunda-feira, o posto de registro civil facilitou a vida. "Eu achei maravilhoso. Ganhei tempo e evitou que eu fosse no cartório, pegar fila. E é até mesmo ruim levar um recém-nascido a um lugar desses. Não tenho com quem deixá-lo."

Maria Aparecida diz ainda que outras mães que conheceu no hospital também se mostravam muito felizes em ter com prontidão o documento. "Fica difícil levar o filho em um médico ou posto e não contar com o registro civil para apresentar. A falta de tempo faz com que deixemos tudo para depois."

O objetivo do convênio é possibilitar a coleta dos dados do recém-nascido no posto avançado, o que acelera a tramitação do documento. As certidões são entregues aos pais da criança no prazo máximo de 24 horas, a contar da entrega da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo centro médico, ao oficial do cartório.

Horário - Esse serviço é realizado, de segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas, durante o período normal de visitas da maternidade, facilitando o acesso a todos os responsáveis pelo recém-nascido. O atendimento é gratuito e o documento acaba entregue pelo serviço do arquivo médico da autarquia. (O Estado de São Paulo, Seção: Estadão Sul, 9/1/2004, p. ZS - 54).

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
Autor: Cristina Ribeiro

Assine nossa newsletter