Notícias

04 de Junho de 2009

ITI e Polícia Federal se unem pela cidadania digital

Está concretizada o parceria entre a Polícia Federal e o ITI para a união do 7° CertForum e do 2° Encontro Nacional de Identificação. Ontem (03/06), o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, Renato Martini, e o presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital - ABRID, Célio Ribeiro - parceiro nessa iniciativa - apresentaram o projeto do Congresso da Cidadania Digital para o diretor geral da Policia Federal, Luiz Fernando Corrêa.

Segundo Corrêa, essa parceria entre o Instituto e a Polícia Federal representa a evolução e a maturidade do projeto e da idéia de se obter uma identificação segura. Para o diretor faltam ainda alguns pontos relativos à legislação para que comece a implantação do Registro de Identidade Civil - RIC - e a soma dos esforços do ITI a essa iniciativa garantem maior abrangência e celeridade ao projeto.

O presidente do ITI fez questão de ressaltar que o ITI é um entusiasta da proposta do RIC, inclusive por ser um projeto que permitirá a identificação não apenas física, mas também no mundo virtual. Martini, também, ressaltou que o Brasil está alinhado com a tendência mundial ao prover uma identidade segura para o cidadão brasileiro.

A apresentação do Congresso da Cidadania Digital aconteceu no prédio da Polícia Federal e contou também com a presença do Diretor do Departamento Técnico-Científico da Polícia Federal, Paulo Roberto Fagundes; do Diretor de Infra-Estrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Augusto; da Assessora de Comunicação do ITI, Denise Direito; do Vice-Diretor do Instituto Nacional de Identificação, Lander de Miranda Bossois; e do Presidente da Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais, Paulo Ayran.

O Congresso de Cidadania Digital, soma do 7° CertForum e do 2° Encontro Nacional de Identificação, ocorrerá nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, em Brasília.

Assine nossa newsletter