Notícias

12 de Maio de 2023

Ação “Registre-se!” em São Paulo é encerrada com visita da presidente do STJ

Ministra Maria Thereza foi homenageada com placa “Amiga do Registro Civil Paulista”

Após cinco dias realizando centenas de atendimentos e emissões de certidões, o último dia da 1ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, em São Paulo, foi marcado pela visita da ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e do desembargador Ricardo Mair Anafe, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (12).

Durante a visita, Daniela Mróz, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), e Luis Carlos Vendramin Júnior, presidente do Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (ON RCPN), recepcionaram os convidados. Na ocasião, a Arpen/SP homenageou a Ministra Maria Thereza com a entrega da placa "Amiga do Registro Civil Paulista", com o intuito de agradecer à desembargadora por suas ações em prol da erradicação do sub-registro civil, durante seu mandato como Corregedora Nacional de Justiça, entre 2020 e 2022.


Ministra Maria Thereza de Assis Moura, Daniela Mróz, Ricardo Mair Anafe e Luis Carlos Vendramin Júnior. | Foto: Paulo Santana / TJSP

A Ministra ainda acompanhou os trabalhos realizados pela entidade na ação e se mostrou empolgada com a iniciativa. A magistrada conversou com pessoas que estavam em busca de reaver seus documentos, bem como com servidores e colaboradores dos órgãos que prestaram serviços ao evento.

Na quarta-feira (10), o corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão, também esteve presente no atendimento. Acompanhado pelo Padre Júlio Lancellotti, um dos ícones da campanha, e de Fernando Antonio Torres Garcia, corregedor-Geral da Justiça de São Paulo, Salomão visitou as dependências da Ação Social Franciscana (SEFRAS), que está sediando o atendimento.


Arpen/SP entrega placa "Amiga do Registro Civil Paulista" à Ministra Maria Thereza. | Foto: Paulo Santana / TJSP

Idealizador da campanha, Salomão abriu a ação na segunda-feira (8), em Brasília, e participou do encontro no estado paulista a fim de conhecer mais sobre os atendimentos realizados. Durante sua visita, o ministro presenciou a realização de um atendimento e entregou a certidão de nascimento nas mãos de uma atendida que participava da ação.

Durante cinco dias, de 8 a 12 de maio, a ação realizou a emissão e cadastro de documentos de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa foi realizada em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), unindo forças às entidades estaduais em prol da realização exitosa da 1ª Semana, que aconteceu em todas as unidades federativas do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/SP

Assine nossa newsletter