Notícias

30 de Abril de 2024

Ayrton Senna: 30 anos após sua partida, o legado do ícone paulistano na F1 continua vivo e inspirador

Nascido e criado na Zona Norte da Capital paulista, Ayrton Senna da Silva é, até hoje, o maior herói das pistas de F1

Há exatos 30 anos, o Brasil perdia um dos seus maiores ícones no esporte: Ayrton Senna da Silva. Tricampeão mundial de Fórmula 1, empresário e filantropo, o paulista deixou um enorme legado, marcado pela paixão pelas pistas, pelo compromisso social e pela dedicação aos seus ideais, além de um aprendizado de disciplina e trabalhado duro, o que levou a “furar a bolha” do automobilismo e angariar uma legião de fãs.

A brilhante carreira de Ayrton Senna foi interrompida de maneira trágica em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Enquanto liderava a corrida, o piloto brasileiro perdeu o controle de seu carro na curva Tamburello e colidiu violentamente contra o muro de proteção. Apesar dos esforços rápidos dos médicos no local e posteriormente no hospital, Senna não resistiu aos ferimentos.

A grave batida de Senna, que entristeceu o Brasil e o mundo, rendeu inúmeras discussões e mudou os rumos do automobilismo relacionados à segurança. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) implementou uma série de mudanças, incluindo melhorias nos circuitos, como a introdução de áreas de escape maiores e a remoção de curvas perigosas, além do desenvolvimento de carros mais seguros, com cockpit mais reforçado, capacetes mais resistentes e sistemas de retenção aprimorados.

A importância dessas mudanças foi vista em 2021, também na Itália, quando ocorreu a batida envolvendo os pilotos Max Verstappen e Lewis Hamilton. Por muito pouco que o pneu do carro do holandês não acertou a cabeça do britânico, que disse ter sentido apenas dores no pescoço após o choque.

Ao longo deste 1º de maio, diversas personalidades de dentro e fora do mundo esporte prestaram homenagens a Ayrton Senna, relembrando histórias, suas conquistas e seu legado eterno.

História

Ayrton Senna nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960, e desde cedo demonstrou uma paixão incomparável pelo automobilismo. Filho do empresário Milton Guirado Theodoro da Silva e de Neyde Joanna Senna da Silva, foi nos karts que Senna iniciou sua trajetória, incentivado por seu pai, tornando-se campeão em diversas categorias antes de chegar à Fórmula 1.

Trajetória no automobilismo

Ayrton Senna iniciou sua carreira no automobilismo ainda muito jovem, aos 13 anos, quando competia em provas de kart. Em 1981, ingressou na Fórmula Ford e também acumulou títulos. Dois anos depois, foi campeão de Fórmula-3. E, em 1984, aos 24, começou a competir na Fórmula-1 — onde, por uma década, registrou 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions, 19 voltas mais rápidas e três campeonatos mundiais (1988, 1990 e 1991), todos pela equipe da McLaren.

Entretanto, foi em um fatídico dia de corrida, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, no ano de 1994, que o Brasil e o mundo perderam Ayrton Senna de forma trágica.

Legado

Após sua morte, o legado de Ayrton Senna transcendeu as pistas de corrida. Foi fundado o Instituto Ayrton Senna, uma das principais organizações referências em educação e desenvolvimento social no Brasil.  A instituição já beneficiou milhões de alunos e formou milhares de educadores em todo o país e tem seu trabalho visto como uma continuação do legado de Senna, que sempre viu na educação uma das principais ferramentas para a transformação social.

Além disso, também foi criado o personagem Senninha, com o intuito de transmitir os valores de Senna para as novas gerações, como a superação e o gosto pela vitória.

Ayrton Senna não foi apenas um piloto talentoso, mas também um empresário de sucesso e um filantropo dedicado. Sua contribuição para o desenvolvimento de projetos automobilísticos e seu engajamento em causas sociais, evidenciam sua importância além das pistas de corrida.

Patrono do esporte brasileiro

Em 2023, o Governo Federal tornou Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro. Por definição, o título destina-se a alguém que defende uma causa, um ponto de vista. Pode ser um escritor, cientista ou artista escolhido pela academia para ser o tutor de suas cadeiras. Ou ainda um criador, padroeiro, protetor ou representante de uma ideia ou até mesmo da sua classe.

O título é concedido a personalidades reconhecidas em suas áreas de atuação. Senna se juntou a nomes como: Tiradentes, Aleijadinho, Machado de Assis, Santos Dumont, Oscar Niemeyer e Paulo Freire.

Homenagem da Arpen/SP

Neste trigésimo aniversário de sua morte, é impossível não lembrar do impacto que Ayrton Senna teve e continua a ter na vida de tantas pessoas ao redor do mundo. Seu legado permanece vivo não apenas na memória dos fãs, mas também nas ações e projetos que continuam a ser realizados em seu nome, demonstrando que, mesmo após três décadas, sua inspiração e seu espírito competitivo jamais serão esquecidos.

Que Ayrton Senna continue a inspirar gerações futuras a perseguir seus sonhos com determinação, paixão e compromisso, mantendo viva a chama do verdadeiro espírito esportivo e do amor pelo Brasil.

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) se une à homenagem a Ayrton Senna, reconhecendo não apenas sua importância como referência no esporte, mas também sua relevância histórica para o estado de São Paulo e para o Brasil. Como entidade que atua na área de registros civis, a Arpen/SP reforça a memória de Ayrton Senna como um dos grandes nomes paulistas que deixaram um legado inestimável para a sociedade. Seu exemplo de superação e comprometimento permanece como inspiração para todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Arpen/SP


Assine nossa newsletter