Notícias
Conheça a história de vida da judoca Beatriz Souza, atleta paulista nascida e registrada em Peruíbe, que conquistou o primeiro ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
A primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi conquistada pela judoca Beatriz Souza, atual quinta colocada no ranking mundial. A atleta de 26 anos, que disputou sua primeira Olimpíada, derrotou a israelense Raz Hershko na final da categoria peso pesado (acima de 78kg) do judô e garantiu o lugar mais alto no pódio.
Com esse feito, Bia gravou seu nome na história, tornando-se a primeira mulher brasileira estreante em Olimpíadas a ser campeã olímpica em provas individuais.
Conheça a história de Beatriz Souza
Natural de Peruíbe, litoral de São Paulo, Beatriz Rodrigues de Souza, ou apenas "Bia", nasceu em 20 de maio de 1998. Ela é filha do ex-judoca Poseidonio José de Souza Neto e de Solange Rodrigues da Silva Souza.
Sua trajetória no judô começou muito cedo, aos 7 anos, quando conquistou sua primeira medalha representando a Associação Budokan de Peruíbe. Aos 15 anos, mudou-se para São Paulo, onde representou o Palmeiras e, em seguida, o Pinheiros – seu atual clube.
O primeiro grande resultado de Bia em campeonatos mundiais foi em 2017, quando conquistou a prata em Budapeste no torneio de equipes mistas. No mesmo local, em 2021, ela levou o bronze no torneio individual.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, realizados em 2021 devido à pandemia de Covid-19, Bia esteve presente como suplente, já que, na ocasião, foi superada pela então representante da categoria, Maria Suelen Altheman. Após a Olimpíada, Suelen abandonou a carreira devido a uma grave lesão e passou a ser treinadora de Bia e dos demais atletas do clube Pinheiros.
No ciclo para Paris 2024, Bia conquistou a medalha de prata no torneio individual do mundial de Tashkent 2022 e o bronze em Doha 2023. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, disputados no ano passado, a brasileira ficou com a terceira colocação e garantiu a medalha de bronze, repetindo o resultado que obteve nos Jogos Pan-Americanos de Lima, quando também ficou no terceiro lugar do pódio.
Bia é 3º sargento do Exército Brasileiro, integrando o time de atletas de alto rendimento do Ministério da Defesa. Fora do esporte, Bia estuda administração e é casada com o ex-jogador de basquete Daniel Souza, que teve passagens por clubes como o Vasco da Gama.
O nascimento de Beatriz Souza foi registrado no Registro Civil das Pessoas Naturais de Peruíbe.
Fonte: Assessoria de Comunicação Arpen/SP