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Conjur - Plataforma do Registro Civil emite segunda via de certidões
Pedidos de segunda via de certidões de nascimento,
casamento e óbito podem ser feitos sem a necessidade de comparecer ao cartório
de registro. Para isso, basta acessar o site www.registrocivil.org.br,
que conecta todos os cartórios brasileiros com essa atribuição.
No site também é possível optar pela entrega dos
documentos em um determinado endereço ou pela retirada na unidade mais próxima.
Há ainda a possibilidade de escolher a versão eletrônica das certidões, cujo
download pode ser feito diretamente no portal. O procedimento é simples,
rápido e seguro.
Certidões atualizadas são frequentemente exigidas por
órgãos públicos para a obtenção de outros documentos, para recadastramento
funcional ou inclusão e atualização em programas sociais. No registro de
nascimento ou de óbito, a regra é a gratuidade na emissão da primeira via. Para
obter as segundas vias desses documentos, porém, é preciso pagar as taxas
cobradas pelos cartórios de registro.
Procedimento
No caso da certidão de casamento, o pedido de segunda
via feito em balcão tem um valor inicial de R$ 50,95. Já o custo na plataforma
vai de R$ 78,14, para a via eletrônica ou retirada no balcão, até R$ 102, para
quem deseja receber o documento em casa. Uma pequena taxa pode ser adicionada,
conforme a modalidade de pagamento escolhida — no Pix, porém, não há cobrança
adicional.
Para utilizar a plataforma e fazer o pedido, é preciso
ter em mãos os dados do registro do documento, que são livro, folha e termo —
informações que constam na certidão. Ao acessar o site, a pessoa deve escolher
o tipo de certidão (nascimento, casamento e óbito) e fazer o login de acesso
por meio da conta Gov.br, via cadastro na própria plataforma ou certificado
digital ICP Brasil.
Depois disso, basta preencher os campos com os dados
pedidos pela página e avançar. Na sequência, é possível fazer a opção pelo
formato eletrônico da certidão, que será recebido por e-mail. Nesse
caso, o prazo é de 90 dias para fazer o download, que é definitivo e não
tem prazo de validade após ser baixado. Já para o formato impresso, há a opção
de retirada no cartório escolhido ou, ainda, de envio para o endereço
informado.
Por fim, o portal exibe uma página com um resumo do
pedido, oportunidade em que a pessoa pode revisar as informações. Na sequência,
basta escolher a modalidade de pagamento, que pode ser efetuado por cartão de
crédito, conta virtual, boleto ou Pix. O pedido é, então, direcionado ao
cartório, que dá início ao processo de confecção da nova certidão. Com
informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Maranhão.