Notícias

10 de Maio de 2023

Corregedor Nacional de Justiça visita ação da Semana de Registro Civil em São Paulo

Ministro Luis Felipe Salomão presenciou um atendimento do serviço e entregou certidão de nascimento nas mãos de mulher que participava da ação

O corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão, esteve presente no atendimento da capital de São Paulo da 1ª Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se!, na manhã desta quarta-feira (10/05). Acompanhado pelo Padre Júlio Lancellotti, um dos ícones da campanha, e de Fernando Antonio Torres Garcia, corregedor-Geral da Justiça de São Paulo, Salomão visitou as dependências da Ação Social Franciscana (SEFRAS), que está sediando o atendimento.


Gustavo Fiscarelli, ministro Luis Felipe Salomão e Fernando Antonio Torres Garcia, em ação do Registre-se! em São Paulo. | Foto: Arpen/SP

Durante cinco dias, de 8 a 12 de maio, a ação realizará a emissão e cadastro de documentos de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No estado de São Paulo, as comarcas da capital e de Sorocaba foram escolhidas para atender às populações de suas regionais. Em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, organizador oficial do movimento, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) uniu forças às entidades estaduais em prol da realização exitosa da 1ª Semana, que acontecerá nas 27 unidades federativas do País.

Idealizador da campanha, Luis Felipe Salomão abriu a ação na segunda-feira (08/05), em Brasília, e participou do encontro no estado paulista afim de conhecer mais sobre os atendimentos realizados, sendo recepcionado na área de emissão de certidões por Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil, e Karine Boselli, vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) e uma das coordenadoras dos atendimentos realizados pela entidade.


Corregedor Nacional de Justiça entrega certidão de nascimento à mulher que era atendida na ação. | Foto: Arpen/SP

E no momento de sua visita, o ministro pode presenciar a realização de um atendimento. Aline da Silva Círiaco, nascida no município de Anadia, em Alagoas, estava localizando sua certidão de nascimento com o objetivo de emitir uma nova cópia de sua identidade. “Perdi meus documentos logo que vim pra cá. Desde então não tenho nem identidade”, contou Aline. Por meio da ação, a alagoana conseguiu receber sua certidão de nascimento pelas mãos do corregedor Nacional de Justiça, que fez questão de parabenizá-la pela conquista. “Os documentos são muito importantes. Agora posso ir atrás do meu RG, Carteira de Trabalho e dar entrada no Bolsa Família.”

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/SP

Assine nossa newsletter