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30 de Setembro de 2024

Expedição Jurídica: Conheça o cartório do vice-presidente da Arpen/SP, em Ribeirão Preto

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) visitou o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do 2º Subdistrito de Ribeirão Preto, sob direção do vice-presidente da associação, o registrador Leonardo Munari de Lima.

Fundado em 1º de setembro de 1950, o cartório está localizado na Rua Coronel Luiz da Cunha, nº 669, no bairro de Vila Tibério, Ribeirão Preto/SP - 14050-040. De acordo com oficial, um dos nomes mais atuantes da atividade extrajudicial, o cartório conta com 19 colaboradores contratados e 5 estagiários, realizando uma média mensal de mais de 100 mil atos.

Leonardo Munari começou sua carreira como auxiliar e escrevente no Registro Civil e Tabelião de Notas do Distrito de Parelheiros - Comarca da Capital, onde trabalhou por mais de 12 anos. Mais recentemente, respondeu, pelo período de 3 anos e 8 meses, interinamente pelo Registro Civil e Tabelião de Notas do Distrito de Pradópolis, na Comarca de Guariba.

Em entrevista exclusiva, o registrador contou os principais desafios na prestação dos serviços. Segundo Leonardo Munari, a percepção que as pessoas ainda têm sobre os cartórios e a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada ainda são algumas barreiras.

“Enfrentamos muitos desafios. Um deles é a visão que as pessoas têm do cartório, muitas vezes associando-o à burocracia e à ideia de que é um lugar onde se ganha muito dinheiro. Esse é um estigma difícil de superar, até quando conversamos com alguns deputados, que compartilham desta mesma visão. Temos adversários que, muitas vezes, nem conhecem nosso trabalho ou como podemos ajudar, mas já carregam esse preconceito”, declarou.

“Outra questão é a mão de obra qualificada. Isso não é exclusivo dos cartórios, é uma dificuldade que toda empresa enfrenta nos dias atuais. Encontrar, treinar e qualificar profissionais exige paciência, algo que tem se tornado escasso. As pessoas querem começar já ganhando bem e acham que sabem tudo, mas nosso nicho é muito específico. Inclusive, nas faculdades de direito não existe uma disciplina sobre cartórios. Quem aprende, acaba aprendendo no próprio cartório. Esses dois pontos, na minha opinião, são os mais críticos. As pessoas precisam entender melhor o que é o cartório, como ele funciona e os benefícios que traz para a população. O Registro Civil, por exemplo, tem conseguido demonstrar sua importância para o poder público, que agora começa a enxergar o valor dos dados que fornecemos, como registros de nascimentos, óbitos e casamentos. Essas informações são fundamentais para a administração pública tomar decisões”, acrescentou o registrador.

Ao ser perguntado sobre sugestões para melhorar a prestação de serviços dos cartórios, Leonardo Munari sugeriu um diálogo cada vez mais constante com o poder público.

“Essa aproximação com o poder público em todas as esferas — judiciário, legislativo e executivo — vem acontecendo, mas é um processo difícil. A cada nova legislatura ou corregedoria, é preciso recomeçar o trabalho de diálogo e mostrar que estamos comprometidos em oferecer um bom serviço. Há grandes cartórios, mas a maioria é de porte médio ou pequeno, e precisamos sempre reforçar essa realidade”, pontuou.

“Em relação à mão de obra, é essencial treinar o próprio oficial e os substitutos, criando, dentro das serventias, departamentos específicos, mesmo que seja com apenas uma pessoa responsável por recursos humanos. Precisamos adotar métodos mais profissionais para entrevistar, contratar e qualificar talentos. Hoje, eu brinco que não sou mais apenas o oficial de registro, sou também gestor de recursos humanos”, completou.

Leonardo Munari destacou ainda a importância de encontros entre oficiais e colaboradores, algo que se perdeu com a pandemia de Covid-19, mas que vem sendo retomado com cada vez mais frequência nos últimos meses.

“Durante a pandemia, os cursos e encontros presenciais foram interrompidos, e acredito que todos sentiram falta dessas reuniões. É fundamental promover esses encontros entre oficiais e colaboradores, para que possam trocar ideias e experiências entre cartórios. Fico feliz que a Arpen/SP esteja retomando essas atividades e espero que continuem”, concluiu.

Quer receber uma visita em seu cartório também? Escreva um e-mail para imprensa@arpensp.org.br e deixe telefone ou WhatsApp para contato. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Arpen/SP

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