Notícias

07 de Agosto de 2023

G1 Piracicaba - Número de crianças sem o nome do pai na certidão bate recorde em Piracicaba no 1º semestre

De janeiro a junho desse ano 5,5% das crianças nascidas na cidade têm pais ausentes, um total de 139.

O número de crianças registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento bateu recorde no primeiro semestre em Piracicaba (SP), conforme dados do Portal da Transparência do Registro Civil, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

De acordo com a plataforma, de janeiro a junho desse ano 5,5% das crianças nascidas na cidade têm pais ausentes, um total de 139 desde o começo do ano. O número absoluto é um recorde para o período desde o início desse tipo de dado na Arpen-SP, em 2016. Veja no gráfico:

Além do número absoluto ser um recorde, também é o maior em percentual. Foi a primeira vez desde o início da série histórica que o percentual chegou a 5,5% do total de crianças nascidas.

Em um panorama geral, os indicadores apontam que um a cada 18 bebês nascidos em Piracicaba é registrada sem o nome do pai na certidão.

Segundo Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil, os indicadores locais seguem uma tendência nacional do aumento do número de mães solteiras, o que pode ser atribuído a vários fatores.

"Por um lado, há pais que não reconhecem a paternidade de seus filhos e acabam deixando exclusivamente para as mães a responsabilidade pela criação dessas crianças, mas também temos notado um crescente número de mães que optam por assumir a filiação de forma unilateral."

Ainda segundo Fiscarelli, o cenário é um reflexo de mudanças estruturais familiares, que ocorrem em todo país. "[...] sendo fundamental que a sociedade compreenda as diversas razões por trás dessa realidade e busque formas de apoio e inclusão para as mães e seus filhos."

Fonte: G1 Piracicaba

Assine nossa newsletter