Notícias

19 de Janeiro de 2022

GCN - SP registra 74 mortes de crianças de 5 a 11 anos por covid desde o início da pandemia

Um raio-x feito pelos cartórios de São Paulo retrata mortes de crianças registradas entre março de 2020 e janeiro de 2022; em Franca, sistema de cartórios mostra quais são as principais causas das mortes de crianças com menos de 9 anos.

O Estado de São Paulo registrou 74 mortes por Covid-19 no período da pandemia na faixa etária que teve vacinação aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e iniciada esta semana no país, de 5 a 11 anos.

Os dados são dos cartórios de Registro Civil do Estado e estão disponibilizados no Portal da Transparência do Registro Civil – base de dados que reúne as informações de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos 7.663 cartórios brasileiros, administrada pela Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) – e se referem ao período de março de 2020 à primeira semana de janeiro de 2022.

A maioria das mortes por Covid nesta faixa etária está concentrada em 2021, quando ocorrerem 39 registros. Outros 35 óbitos foram computados em 2020. Na primeira semana de 2022, não há registros com essa causa mortis em crianças de 5 a 11 anos em São Paulo, no entanto, a Arpen explica que os cartórios têm um prazo legal de até 10 dias para enviar os dados ao Portal da Transparência, então os dados deste período recente podem ter defasagem.

Karine Maria Famer Rocha Boselli, presidente da Arpen/SP, disse que os números do Portal da Transparência levam à constatação de que, apesar de reduzidos, houve óbitos de crianças por covid no Estado e isso expõe um “comovente momento em que ainda estamos passando". “Percebemos com os dados a necessidade da vacinação nas crianças, um importante passo para que mais vidas sejam salvas e para acabar com o contágio desenfreado”, afirmou.

Outras causas

Contabilizando-se todos os óbitos por causas naturais em São Paulo, a faixa etária entre 5 e 11 anos apresenta 1.102 mortes, sendo 517 em 2020, 582 em 2021 e três na primeira semana de janeiro de 2022. 

Dentre as causas de mortes segmentadas pelo Portal, septicemia foi a causa de 137 mortes, pneumonia de 120, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) tirou 89 vidas, 116 morreram por insuficiência respiratória, além das 74 vidas perdidas para a covid-19. 

Em Franca

Os dados dos cartórios de Registro Civil do Estado disponibilizados pelo recente levantamento da Arpen trazem um retrato estadual da faixa etária agora contemplada pela campanha de imunização contra Covid (5 a 11 anos). Para a região, o Portal traz dados das mortes infantis a partir de outro recorte de idades, de 0 a 9 anos.

Nessa faixa etária, mostra o sistema, morreram em Franca 151 crianças durante a pandemia, entre março de 2020 e janeiro de 2022. 

Dois bancos de dados, o boletim epidemiológico da Prefeitura de Franca e o Portal da Transparência do Registro Civil, apontam dois óbitos por Covid-19 na faixa de 9 anos ou menos na cidade. 

O Portal retrata ainda que essa faixa etária registrou 16 mortes por insuficiência respiratória e pneumonia, 13 em razão de septicemia, 13 por AVC e oito por causas cardiovasculares inespecíficas. Os demais óbitos, que reúnem várias doenças não segmentadas no Portal, totalizaram 99 mortes.

Vacinação de 5 a 11 anos

A vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos começou nesta terça-feira, 18, em Franca. Nesta primeira etapa, seguindo o cronograma de imunização estadual, somente as crianças com comorbidades ou PCD (pessoa com deficiência) podem receber o imunizante.

As doses estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Estação e do Paulista, das 7h30 às 16 horas.

Fonte: GCN

Assine nossa newsletter