Notícias

16 de Junho de 2003

Justiça do Canadá autoriza casamentos homossexuais

Uma corte de apelações de Ontário decidiu que a proibição do casamento de pessoas do mesmo sexo é inconstitucional, abrindo o caminho para as primeiras uniões legais de pessoas do mesmo sexo. Os magistrados da corte declararam a definição atual de "casamento" inválida, e mandaram que o cartório da cidade de Toronto emita autorizações de casamento para os casais homossexuais envolvidos no caso.

Pouco depois, um dos casais pegou a autorização e disse que estaria casado dentro de horas. "Sonhamos com este momento há muito tempo", disse Michael Stark, de 45 anos, de braços dados com Michael Leshner, 55.

Esta foi apenas a mais recente de uma série de decisões judiciais contra a proibição federal de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, aumentando a pressão sobre o governo do primeiro-ministro Jean Chretien. O governo federal ainda pode apelar da decisão à Suprema Corte, mas grupos de defesa dos direitos dos gays vêm exigindo que o governo se abstenha de fazê-lo e permita que a decisão judicial prevaleça.

Fonte: Associated Press (AP)

Assine nossa newsletter