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Nos bastidores do Registro Civil: conhecendo o Cartório de São Mateus
São
Mateus: de fazenda a bairro estruturado
Localizado no
extremo leste de São Paulo, a cerca de 18 km do centro da capital, o bairro de
São Mateus tem uma história marcada pelo crescimento populacional e pela luta
da comunidade por infraestrutura e serviços essenciais.
Na década de
1940, a área que hoje abriga o bairro era movimentada pela Fazenda Rio das Pedras.
Em 1946, parte dessas terras foi adquirida pela família Bei, que, dois anos
depois, iniciou o loteamento da região, dando origem ao que hoje conhecemos
como São Mateus. Com uma intensa migração de mineiros, nordestinos, portugueses
e japoneses para São Paulo, o bairro cresceu rapidamente, impulsionado também
pelo progresso econômico do ABC Paulista.
Durante as
décadas seguintes, os moradores se mobilizaram para garantir melhorias
estruturais, como escolas, transporte público e saneamento básico. No entanto,
ainda faltava um serviço essencial: um Cartório de Registro Civil na própria
região. A necessidade de um cartório foi finalmente atendida em 5 de junho de 2000,
quando foi inaugurado o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Mateus,
um marco na conquista da cidadania para a população local.
Daniela
Mroz: a oficial que trouxe o Registro Civil a São Mateus
A
responsabilidade de estruturar e instalar o novo cartório foi assumida pela
oficial Daniela Silva Mroz, aprovada no 1º concurso público do Tribunal de
Justiça de São Paulo. Com um currículo extenso, Daniela é mestre em Direito
Notarial e Registral pela Universidade de Coimbra (Portugal) e doutora em
Processo Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de Estudos de Florença
(Itália).
Apesar de sua
formação acadêmica internacional, sua paixão pelo Direito de Família e pelo
Registro Civil, além do incentivo da mãe para prestar o concurso, foi o que
motivou a seguir esse caminho. Desde o início de sua trajetória, Daniela sempre
imaginou que seu destino estava ligado ao Registro Civil. “Prestei o primeiro
concurso em 1999 e na época quis realizar a prova apenas para as Delegações de
Registro Civil das Pessoas Naturais, porque sempre senti afinidade com o
Direito de Família. Amo poder participar e registrar os atos principais da vida
das pessoas. Nunca me interessei por outras naturezas e tive a sorte de
instalar a minha serventia. Estou ali desde então, desde o primeiro livro,
primeiros registros. Sinto-me extremamente abençoada”, afirma.
O Registro
Civil de São Mateus: um serviço essencial para a população
Antes da
inauguração do cartório, os distritos de Vila Prudente, Guaianazes ou Itaquera absorviam
as demandas da população do bairro de São Mateus para registrar nascimentos,
casamentos e óbitos. Essa distância representava uma dificuldade para muitas
famílias, tornando o acesso ao serviço de registro mais demorado e burocrático.
Com a chegada
da unidade, Daniela encontrou um grande desafio: estruturar um cartório do zero
e atender a uma alta demanda populacional. "A demanda inicial foi muito
maior do que as expectativas. No primeiro dia, começamos com seis funcionários,
mas já no dia seguinte tivemos que dobrar esse número. Tinham pessoas na porta
desde as 5 da manhã para agendar o primeiro casamento do cartório”, relembra
Daniela.
Hoje, o
cartório conta com mais de 30 funcionários e um atendimento estruturado para
garantir conforto e eficiência à população. A unidade possui salas exclusivas
para casamentos, espaços decorados para fotografias, sistema de senhas
eletrônicas e áreas adaptadas para acessibilidade.
Um dia nos
bastidores do Registro Civil
O trabalho no
cartório começa cedo. Desde as primeiras horas da manhã o fluxo de pessoas é
intenso: pais registrando recém-nascidos, casais preparando-se para o casamento
e cidadãos em busca de orientações sobre documentos.
Diferentemente
do que muitos imaginam, a rotina de um cartório de Registro Civil vai além da
simples emissão de certidões. Todos os dias, a equipe lida com situações
emocionantes e, por vezes, delicadas.
“O Registro
Civil está presente em todos os momentos da família, dos momentos felizes como
o nascimento e o casamento, até os momentos delicados como o óbito”, explica
Daniela.
O impacto
do Registro Civil na comunidade
Com um bairro
altamente populoso, onde estima-se que cerca de 70% da população é de baixa renda,
o cartório desempenha um papel fundamental na inclusão social. Muitas famílias
que antes enfrentavam dificuldades para obter documentos básicos agora
encontram na unidade um serviço acessível e eficiente.
Daniela sente
sua contribuição para os cidadãos de São Mateus, e atribui a melhora da imagem
do Registro Civil perante a sociedade à dedicação dos registradores de todo o
Estado. “Acho que o Registro Civil, dentre todas as naturezas, tem uma imagem
melhor devido ao trabalho e às campanhas feitas pela Arpen-SP. Fazemos muitas
coisas gratuitas, então percebemos a gratidão das pessoas carentes. Nesses anos
que estou aqui, o bairro só melhorou”, finaliza
Modernização
e futuro do cartório
Ao longo dos
anos, o Registro Civil de São Mateus se consolidou como um pilar da cidadania
na região. Com o avanço da digitalização, novas tecnologias continuam sendo
inovadoras para tornar o atendimento mais rápido e eficiente.
A oficial
destaca que o compromisso do cartório é continuar inovando e garantindo que a
população tenha um serviço de qualidade, ágil e acessível. “A meu ver, o futuro
do Registro Civil está intimamente ligado à tecnologia e ao registro
eletrônico. Temos que transformar nossos livros de modo seguro e sustentável
para o formato eletrônico, eliminar o formato em papel e fazer desaparecer a
necessidade da ida das partes ao cartório para os atos nos quais a presença não
seja extremamente necessária”, ressalta.
O impacto do
cartório na comunidade é inegável. Mais do que registrar atos civis, a unidade
é um elo essencial entre o cidadão e seus direitos fundamentais.
Fonte: Eduardo Carrasco, Assessoria de Comunicação Arpen-SP