Notícias

08 de Maio de 2023

Poder 360 - Carteira de Identidade Digital está sendo emitida em 10 Estados

Prazo para aderir ao documento digital termina em 6 novembro de 2023; Pernambuco e Paraná ainda estão em fase de testes

A nova carteira de identidade digital já está sendo emitida em 10 Estados. Outros 2 (Paraná e Pernambuco) estão em fase de testes, apurou o Poder360. 

Diante desse cenário, somente Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão emitindo o documento...

Os Estados têm até 6 de novembro para aderir ao documento digital. Até abril, mais de 330 mil carteiras de identidade digital foram baixadas no gov.br.

NOVO DOCUMENTO DIGITAL

A identidade digital utiliza o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como “registro geral, único e válido para todo o país”. No documento, também constam um QR Code, utilizado para verificar sua autenticidade, o código MRZ (emitido nos passaportes) e ícones com informações como o tipo sanguíneo de seu portador e se ele é doador de órgãos. 

O que é preciso para tirar a nova carteira de identidade:

certidão de nascimento ou casamento;

documento de identificação com foto; 

CPF regularizado – sem isso NÃO é possível emitir o documento

Entenda como solicitar a nova carteira de identidade:


SAIBA ONDE TIRAR O DOCUMENTO 

Acre 

• OCA (Organização em Centros de Atendimento): Rua Quintino Bocaiuva, 299 – Centro, Rio Branco;

• Instituto de Identificação: Av. Antônio da Rocha Viana, 1294 – Bosque, Rio Branco. 

Alagoas 

O documento pode ser solicitado nos 45 postos de atendimento do Instituto de Identificação do Estado. Os endereços e telefones podem ser consultados aqui

Amazonas

Em Manaus, as emissões podem ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão, da Sejusc (Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania). Os cidadãos precisam agendar o atendimento por meio do link cinam.ssp.am.gov.br.

Goiás 

• Palácio Pedro Ludovico Teixeira: Rua 82, nº 400, Praça Cívica – Centro, Goiânia;

• Ana Shopping: Av. Universitária, n° 2221 – Vila Santa Isabel, Anápolis; 

• Posto de identificação da Prefeitura de Alexânia: Rua 15 de Novembro, nº 6 – Alexânia. 

Mato Grosso 

Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o cidadão deve agendar o atendimento no link ganhatemposeplag.mt.gov.br/agendamentos e escolher a unidade que deve prosseguir o atendimento.  

Minas Gerais 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Instituto de Identificação, disponibiliza a carteira de identidade nos formatos físico e digital. A partir do documento impresso (físico), é possível acessar a versão digital via aplicativo RG Digital MG (RG Minas Gerais), disponível nos sistemas Android e IOS. O app também possibilita a validação do documento através do QR Code existente na carteira de identidade física. Leia aqui mais informações sobre a emissão do documento.

Pernambuco

A Polícia Civil informou que as novas carteiras de identidade nacionais começaram a ser emitidas para o público interno, em fase de teste. A expectativa é de que até o fim de maio o documento digital esteja disponível para população geral.  

Piauí 

Endereço dos postos de identificação em Teresina: 

• Espaço da Cidadania Show Automall: Av. João XXIII, Ladeira do Uruguai; 

• Espaço da Cidadania Shopping Rio Poty: Av. Marechal Castelo Branco, Piso L4; 

• Dirceu: Rua Dr. Pedro Teixeira, Renascença; 

• CSU do Parque Piauí: Av. Mal. Rondon, 137, Parque Piauí; 

• Posto da Seid – Exclusivo para PCD: Rua Álvaro Mendes, nº 1.432, Centro; 

• Posto do Tribunal de Justiça do Piauí – Exclusivo para PCD: Av. Padre Humberto Pietrogrande, nº 3.509, São Raimundo.

Paraná 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informou que deu início ao projeto piloto da carteira de identidade digital. Segundo a PCPR, no momento a produção do modelo está sendo realizada em forma de teste e sua emissão é limitada. 

Rio de Janeiro 

• Detran: Av. Presidente Vargas, nº 817 – Centro, Rio de Janeiro.

Rio Grande do Sul 

No Rio Grande do Sul, o documento digital está disponível somente para quem solicita a 1ª via do RG, isto é, pessoas que nunca emitiram o carteira de identidade. Os cidadãos que se encaixam nesse perfil devem agendar o atendimento pelo site

Santa Catarina 

Para emitir o documento é necessário acessar o site e agendar horário para atendimento presencial na unidade de sua escolha. São mais de 300 postos de atendimento no Estado.

Fonte: Poder 360

Assine nossa newsletter