Notícias

03 de Novembro de 2022

Renata Bassetto Ruiz é a nova diretora da Regional Sorocaba da Arpen/SP

Registradora civil tem como principais projetos realizar encontros de estudos e debates com titulares da região

A Diretoria Regional de Sorocaba da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) conta com uma nova dirigente à frente da administração. Renata Bassetto Ruiz, oficial do 1º Cartório de Registro Civil de Itapetininga, é a nova diretora da região.

Com uma população de mais de 2 milhões de cidadãos, a regional de Sorocaba, cidade localizada a cerca de 83 km da capital paulista, conta com 60 municípios no total, com cidades como Botucatu, Itapetininga, Ibiúna, Boituva, Itu e São Roque, representados pelas 64 serventias extrajudiciais de registro civil das pessoas naturais presentes na região.

Ocupando o cargo deixado pela registradora civil de Votorantim, Naila Khuri, a quem Renata Ruiz diz ser “uma pessoa muito competente e inteirada dos assuntos institucionais, e assim percebo que tenho grande responsabilidade de ocupar a vaga de Naila”. 


Renata Bassetto Ruiz é a nova diretora regional da Arpen/SP. | Foto: Arquivo pessoal

“Recebi com muita alegria e disposição a notícia de que fui escolhida como nova diretora da Regional Sorocaba”, contou Renata, que já atuava ativamente nos encontros realizados na região pela Arpen/SP. 

“A Arpen é uma associação fundamental para os registradores civis paulistas, ela tem posições de vanguarda, traz orientação, e dá subsídio para os oficiais atuarem no dia a dia”, declarou Renata.

Projetos

Para os projetos da regional, Renata tem como principal proposta desenvolver o núcleo de estudos, congregando os oficiais para que sejam realizados encontros de estudos e debates, além de unificar a regional de Sorocaba acerca dos procedimentos e posições institucionais, informando e aproximando os oficiais de Registro Civil da região.

“Eu tenho projeto de realizar encontros constantes para debates e estudos, pois percebo que esses eventos, como o que foi realizado em agosto, são muito produtivos. Nós saímos um pouco do cartório, da realidade do balcão, e vamos para o debate; acabamos descobrindo novas ideias através dos próprios colegas de trabalho”, completa a registradora.

Entusiasta do debate, Renata também participou do Congresso Nacional do Registro Civil, o Conarci 2022, que neste ano foi realizado no estado de São Paulo. “Eu acredito, como visto no Conarci, que o Registro Civil do futuro recepciona novos direitos e novas possibilidades”.

“O registrador civil não pode permanecer isolado, ele deve se relacionar, se congregar e acompanhar as posições institucionais para que possa atuar de forma uniforme. Esse é o nosso objetivo: que a sociedade procure qualquer Cartório de Registro Civil e tenha ali os mesmos serviços de forma igual e harmônica.”

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/SP

Assine nossa newsletter